Comunidade de Vida ou Aliança

FAC

As Novas Comunidades, reveladas por Deus à Igreja, certamente consistem em uma forma renovada de serviço e consagração para aqueles que ouvem um chamado particular de Deus.
Elas trazem em si uma maneira atraente de ser Igreja, principalmente devido a ousadia de viver a radicalidade do Evangelho. Existem duas formas de vida em comunidades renovadas que atuam para disseminar o carisma particular que cada uma é chamada a viver. Aqueles que desejam viver o carisma na sua família, trabalho, estudos e aonde quer que o Senhor deseje, vivem na forma chamada comunidade de aliança. Os que sentem o desejo de dedicar o seu tempo exclusivamente ao carisma, saindo da sua realidade de vida e morando na casa de missão da comunidade, vivem na forma chamada comunidade de vida. Cada uma dessas formas tem a sua particularidade, mas se unem em um único propósito de encarnar o carisma e entregar a sua vida por inteiro (pois a entrega é a mesma) através da consagração ao Senhor.

Mas afinal, como chegar ao discernimento de qual forma de vida sou chamado a viver? O primeiro passo a ser dado é ouvir em seu interior o que Deus já semeia através do Espírito Santo. A partir daí, busque fazer as seguintes perguntas: Em qual das formas me sinto mais atraído a viver? Em qual delas meu coração se compraz? E vá colhendo os sinais que Deus for colocando na sua caminhada. É um chamado que somente ouvindo a voz de Deus você poderá discernir. Mas cuidado! Não deixe que as pessoas a sua volta decidam-se por você. Cada uma vai ter uma visão e isso lhe deixará mais confuso. Se houver dúvidas, peça um direcionamento ao seu formador/diretor espiritual da comunidade que você caminha. E logo após a decisão, partilhe com o seu formador.

 

FAC
Não é incomum encontrarmos vocacionados com dúvida na sua forma de vida. Ao longo desses anos de formação, já me deparei com muitas situações. Digo isso também por experiência própria. Na implantação da comunidade de vida da nossa Comunidade senti um chamado profundo de me entregar por inteiro ao carisma ser no mundo reflexo do Amor de eternidade. Vivi um curto período nessa experiência mais que fez meu coração arder cada vez mais nesse desejo de entrega. Mas, ao passar do tempo, cheguei ao discernimento que essa entrega que o Senhor me chamava se tratava em viver a realidade do carisma na comunidade de aliança. Hoje sou realizada, pois encontrei o meu lugar na comunidade. E não há nada melhor na vida em comunidade do que caminhar com a convicção da forma que o Senhor nos chama a viver.

Por isso, você que tem dúvidas ainda, não se limite. Vá além e busque um diálogo profundo e sincero com Deus e consigo mesmo. Que o Espírito Santo seja a sua luz e que Deus revele Seus sinais em sua vida.

 

FAC
Claudiana Nunes